segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Dia de (disseram na Radio)

Era dia do bolo de chocolate. Sempre estive bem relacionada com os bolos de chocolate, creio até que em termos de receitas de bolos de chocolate, é questão que muito se assemelha às do bacalhau – há milhentas. Cá em casa tenho:


~~O bolo de chocolate fofinho fiz uma vez. Se bem me lembro, e lembro bem, ficou mesmo fofinho.
~~O bolo de chocolate da Carla é um bolo cuja receita faz lembrar uma simples mousse, mas depois é-lhe acrescentada uma colher de sopa de farinha e leva-se ao forno, não sem antes reservar uma parte para depois fazer de cobertura. Apelidei o bolo assim porque quem me sugeriu esta receita foi a Carla, uma antiga vizinha cá do prédio. Uma das ressalvas deste bolo é que a manteiga a usar seja aquela de origem vegetal, sabem, a molinha, a que não enrija? Essa mesmo.
~~O bolo nega maluca é das receitas mais simples que há, joga-se tudo na tigela, bata-se uma beca e vai ao forno. É também muito fofinho. Há que tempos não o faço...
~~O bolo de banana com chocolate não contém um nome lá muito desdobrável - é um bolo de banana ao qual se acrescenta chocolate em pó. E vá. É bom, mas prefiro sem. E vá outra vez.
~~O bolo de chocolate com queijo mascarpone é uma receita cuja história de como me chegou às mãos tem o seu quê de 'diferente' – é uma receita que decorei. Sério. Um dia, num supermercado, notei que nos pacotes de açúcar amarelo vinha uma receita de bolo de chocolate e que nos ingredientes constava queijo mascarpone. Considerando que a 'diferença' era algo a não deixar escapar, e já que não me encontrava precisada desse açúcar, fixei-a para depois a anotar. Sim, haveria hipótese de simplesmente tirar uma foto ao pacote e copiar de lá a receita calmamente. Mas é que, nesse tempo, eu não usava o telefone para tirar fotos, descarregá-las desse dispositivo parecia-me uma tarefa aborrecida, a isto acrescia que, ressalvo: nesse tempo, era 'feio' tirar fotos em espaços públicos. Portanto, decorei a receita.
~~O bolo de chocolate é simplesmente um bolo de chocolate simples. É tão evidente que irresisti a comentar acima, deixando já entre parêntesis algo nesse sentido.
~~Os queques de chocolate não são tão diferentes assim do simples bolo de chocolate que encima esta simples afirmação.
~~O bolo de chocolate com curgete e avelãs foi uma surpresa das boas. Na altura, sabia lá eu que se podia juntar um legume, que não a cenoura, a um bolo... Nada disso. Experimentei, claro! Já o tenho feito algumas vezes e é, aliás, um dos bolos que me está na lembrança para fazer em breve.
Os cheesecakes, os brownies e os whoopies deixam-me acrescentar pouco. Se calhar estou cansada de escrever. Às vezes estou cansada de escrever, é facto, mas, para além de ser um tipo de cansaço que raramente aparece, é ainda mais raro eu consentir que prevaleça.
~~Os cheesecakes, quando os faço de chocolate, ou se lhes estou a chamar 'de chocolate', é porque coloco chocolate na base. Trituro-o juntamente com tâmaras e frutos secos.
~~Os whoopies de que falo aqui é uma receita algo demorada, com vários estágios, o que me leva (quantas vezes, oh quantas vezes...!) a desistir de a repetir. Até hoje, apenas bisei a feitura.
~~Os brownies são imensamente versáteis, há para aí receitas que eu sei lá. Conheço duas: uma bem clássica, bem húmida, bem achocolatada; outra a modos que inventiva, leva queijo mascarpone. Hum-hum, o mesmo queijo. Oh queijo dos doces! O queijo mascarpone é caracterizado por ser bem bem bem suave no sabor, o que o torna permeável a outros sabores.
E pronto, está tudo dito. Escrito.

A continuar deste post, o qual, por sua vez, já deriva daqui


nota 1: nos brownies (que não o de cheescake) não há link que aceda a um post meu porque ainda não publiquei essa receita, mas lá que há link, há
nota 2: primeiramente o post foi construído com base na memória que tinha destas receitas e depois é que as pesquisei nos meus blogues, quer portanto isto dizer que o grosso deste post foi construído de memória - é importante para mim que assim tenha acontecido

Sem comentários:

Enviar um comentário