sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

De quando rabisco no caderno, em casa dos clientes, enquanto o meu colega lhes amanha os estragos domésticos. Ou então sou mas é uma desavergonhada e acabou a conversa. Não acabou nada, ora essa.

Tenho que dizer da estufa, que me pareceu estanque e com plantas lá dentro. Passei rápido demais mas ainda deu para ver que é uma coisa em grande, como um gigante cubo, e transparente.
A cliente perguntou-me se eu me queria sentar ali, à mesa, que é mais confortável para escrever. Que atenciosa. Aceitei.
É uma cozinha gira que se farta, ladeada por um muro - um não, dois – com azulejos de dez por vinte. Esses muros fazem como que um abrigo para o lava-louça, o fogão e um balcão. Mas que grande casarão! A mesa está posta para um e eu encontro-me no lado oposto a esse preparado – há queijinho, iogurte, fatia de pão cacete, tampinha com meia dúzia de comprimidos e jarro - presumo que com água lá dentro, é opaco – é um daqueles jarros da conhecidíssima marca de plásticos, um daqueles modelos que os há há q'anos, herméticos.
Questiúnculas:
Dúvida: Deveria ter colocado uma vírgula entre os há's?
Nota: Lá em cima usei o estanque, aqui uso o hermético.
Numa das paredes está um quadro com queijos da Serra. A perspectiva não está a pique, mas em lonjura, o que faz com que uns estejam a diminuir de tamanho – em baixo grandes, em cima pequenos.
Os compridos são: cinco drageias e uma cápsula.
O iogurte está aberto a colher repousa lá dentro. Mergulhou.
O queijinho é um daqueles frescos, que vêm em forminhas com ondinhas. Se as formas são forminhas , ondas é que as ondinhas não podiam ser.
Ao fundo, o sal e a pimenta, na ponta da mesa que se encontra encostada à parede.
São agora 19:52
A senhora veio, há pouco, afastar o queijinho e o iogurte, para eu ter mais espaço. O outro quadro, que está ao lado do dos queijos da Serra, tem vasilhas e selhas, ou lá que é aquilo.
São agora 20:22
Os queijos da Serra têm gaze - não sei se neste meio se chama gaze, mas lá que parece gaze, parece - a gaze envolve os queijos pela lateral e termina, isto em alguns, no topo do queijo. Se calhar, a pessoa que vestiu uns queijos foi uma e os outros foi outra. Ui, poucas vezes tenho criado frases tão fantásticas como a anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário