sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Sim, ainda há estrelinhas na minha vida, e conto-as, mas depois.

A menina perguntou-me tal e qual isto: - Gina, o que é que tu vais fazer com o aspirador? - Com um toque autoritário. Respondi-lhe tal e qual isto: - Vou aspirar a tua casa. - Com um toque destemido. Raciocinou e perguntou: - Quando é que tu vais aspirar? - Percebi o verdadeiro motivo da primeira questão e descansei-a: - Quando fores embora porque tu não gostas do barulho, não é? Fez que sim com a cabeça.
Depois falámos de muitas coisas -
- das minhas botas fora dos pés, pousadas a um canto, que lhe expliquei serem botins porque não têm cano,
- das sapatilhas (chamou sapatilhas aos meus ténis, é a 'pronúncia' do Norte, presumo) que eu tinha nos pés, expliquei-lhe que assim trabalho confortavelmente e ainda por cima tinha os botins molhados porque o dia estava de chuva,
- da vaquinha do seu Presépio, não quis que eu a virasse de frente para a sala, qui-la a fazer companhia a outro bicho, os dois virados para a parede; mas depois agarrou na vaquinha para lhe tirar o leite e anunciou-me cheia de saber que aquele era 'leite de fingir', achei montes de piada ser de! fingir e não a! fingir, mas não quis partilhar o leitinho comigo, nem quis que a fitasse enquanto 'mugia' a vaca, ou mesmo quando fingia que bebia o leite – de! fingir.
Agora sim, as estrelinhas.
As estrelinhas são pequeninas partículas (redundância, outra, e são cada vez melhores) de brincar, uma espécie de confettis, vá, que em tempos andaram espalhadas pela casa. Passaram dias e elas foram-se escapando, umas: aspirei-as, outras: sei lá. Quando percebi que restava apenas uma (hum, quiçá reapareçam...) deixei-a em cima do pé do televisor, como contei neste post e na vez seguinte encontrei-a no mesmo lugar porque (eu cá acho que) esses aparelhos emanam umas radiações atractivas ou paralisantes para com certos materiais, tanto que daí em diante tenho vindo a constatar que, por mais que mude a estrelinha de lugar, ela lá estará na vez seguinte. Com tudo, por tanto e por ora, a história termina aqui porque já joguei a estrelinha no lixo.

4 comentários:

  1. «quis-la a fazer companhia»
    «quis-la?»
    Com admiração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está corrigido.
      Admiração de surpresa por eu ser capaz de errar, espero.
      Feliz Natal.

      Eliminar
  2. Admiração mesmo.
    Obrigado pela sua graça.

    ResponderEliminar